Final Fantasy I e II



PLATAFORMA:NINTENDO 8 BITS                                     ANO:1987


É uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square Soft). A franquia resolve em torno de uma série de role playing games, mas incluí filmes, animes,livros e outros elementos. A série começou em 1987 com o videojogo Final Fantasy produzido numa altura que a Square atravessava grandes dificuldades financeiras, pelo que pensava-se ser o seu último jogo. Contudo, o jogo foi um grande sucesso, pelo que salvou a empresa da falência e deu início a uma série. Desde então, a série de videojogos estendeu-se para outros géneros como tactical role-playing, action role-playing, massively multiplayer online role-playing, e corrida.

Apesar de a maioria dos títulos do Final Fantasy terem enredos, lugares e elencos independentes, eles possuem elementos comuns que definem a franquia. Alguns desses elementos passam pela semelhança entre enredos, nomes das personagens e jogabilidade. Os enredos centram-se num grupo de heróis que enfrentam um grande inimigo, enquanto as personagens aprendem a lidar com os seus próprios conflitos internos e relações interpessoais. Os nomes das personagens normalmente derivam da história, línguas e mitologias de culturas de todo o mundo.
A série tem sido comercialmente bem-sucedida, vendendo mais de 97 milhões de exemplares, e bem-recebida pela crítica e detém sete recordes do Guinness. A série é reconhecida pela sua inovação, os gráficos, e música, como o uso de full motion videos, personagens foto-realistas, e a música orquestrada da autoria de Nobuo Uematsu. Final Fantasy tem sido uma força de inovação no mercado dos videojogos, influenciado a gestão da Square e a sua relação com outras produtora de jogos electrónicos. Também foi responsável pela introdução de vários aspecto comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação de RPGs nos mercados ocidentais. A maior competição da série provém do Dragon Quest seu maior rival.




Remake
  • Relançado Final Fantasy Origins (PS, 2002) e Final Fantasy I & II: Dawn of Souls (GBA, 2004).
  • Relançado como Final Fantasy Anniversary Edition (PSP, 2007), comemorando vinte anos de Final Fantasy.
     
História
  • O primeiro jogo da série apesar de ter uma história simples para nós hoje, na época foi uma evolução nos enredos de games, em uma época onde Mario Bros. era o sucesso do momento. O jogo tem como foco principal o surgimento dos quatro Light Warriors (Guerreiros da Luz) com o objetivo de restaurar os quatro cristais que garantem a estabilidade do planeta, como fora profetizado por Lukahn: "Quando escuridão velar o mundo, quatro Guerreiros da Luz devem vir. Se eles não conseguirem reunir os pedaços da luz, a escuridão irá consumir tudo. Os quatro Cristais nunca irão brilhar de novo...".
    Os quatro protagonistas não possuem nenhuma personalidade podendo dar nomes livremente a eles. Chegando no reino de Cornelia, o rei pede para que salvem sua filha - a princesa Sarah - das mãos de Garland. No local do sequestro derrotam o espadachim traidor, que é salvo e enviado há 2000 anos atrás pelos quatro demônios que o corromperam. Ao chegar no passado, Garland manda os demônios ao futuro para causar o caos, criando um loop no tempo sem fim, garantindo a existência de Garland e as quatro bestas eternamente.
    Tiamat é enviado há 400 anos antes do tempo atual da história, e quase extingue a civilização de Lufenia, se apoderando do Flying Fortress e do cristal do vento. Kraken chega 200 anos depois e afunda o templo de Onrac, possuindo o cristal da água. Lich e Kary (Marilith nos remakes) chegam anos mais tarde. Lich controla o cristal da terra, enquanto Kary toma o cristal do fogo para si. Assim o mundo entra em caos, os ventos morrem, os mares ficam enfurecidos, o solo apodrece, entre muitas outras catástrofes.


DETONADO


Cornelia
A aventura de Final Fantasy I começa no reino de Cornelia, cuja princesa foi seqüestrada por entidades do mal. Entre no castelo e converse com o rei para obter pistas. Vá ao vilarejo para comprar itens, equipamentos e magia. Compre armas também ou você não conseguirá vencer seus inimigos. Vença algumas lutas perto do reino até alcançar Level 03 com seu grupo. Se precisar, cure os personagens no hotel da vila.

Temple of Chaos

Seu destino é o Temple of Chaos. Siga para o norte para encontrá-lo. Logo na entrada, você vai enfrentar o chefão Garland. Se você comprou magias negras, use-as para detoná-lo com facilidade e salvar a princesa. De volta ao castelo, fale com a garota para receber o item especial Lute.

Pravoca
Como recompensa pelo salvamento, o povo de Cornelia vai reconstruir a ponte destruída que fica ao norte. Atravesse por ela, passe à esquerda da montanha e siga pelo caminho da direita para chegar em Pravoca. Acumule dinheiro para fazer as compras. Compre a espada BroadSword para fortalecer bastante seu guerreiro. Após omitizar a sua equipe, derrote os piratas da cidade para ganhar um barco.

Elfhein

Pegue seu barco novo no porto e navegue até o reino de Elfhein. Salve seu progresso e prepare-se para encarar muitas batalhas ao redor da cidade. Lá, há excelentes equipamentos e magias para comprar, todos caríssimos. Converse com as pessoas no castelo para descobrir pistas sobre a doença que lançou o príncipe num pesadelo sem fim e parta para a próxima jornada.

Marsh Cave

Siga pelo caminho à esquerda de Elfhein, em direção ao Sul. Você encontrará um buraco no chão. Desça por ele para entrar na caverna Marsh. Desça até encontrar uma sala e desça pela escadaria. Após atravessar duas salas à direita, desça até a terceira sala para enfrentar um punhado de magos. Ataque-os com a magia Bolt2 e fortaleça seu guerreiro com a magia Steel. Pegue o item especial Crown no baú e fuja da caverna. Volte até Elfhein e cure sua equipe.

Western Keep

Siga pela passagem à esquerda do castelo dos elfos e suba pela estreita passagem que fica entre as montanhas e o mar, para chegar à mansão Western Keep. Converse com o rei Astos, que está na sala do trono, e prepare-se para enfrentá-lo quando ele se revelar um elfo negro. Use a magia Silence para evitar que ele use magias que aumentem a própria velocidade e diminuam a dos seus personagens. Acerte-o com ataques físicos. O prêmio pela vitória é o item especial
Crystal Eye.

Matoya's Cave

Volte ao seu barco. Navegue até Pravoca para restaurar as forças da sua galera. Volte ao seu barco e passe por baixo da ponte que fica ao norte de Cornelia. Desembarque no porto acima. Suba ao norte do continente para encontrar a entrada de Matoya's Cave. Entregue o seu Crystal Eye ao mago para receber o item especial Jolt Tonic. Volte ao castelo de Elfhein e entregue o item mágico ao rei para salvá-lo de seu pesadelo. Como recompensa, você recebe o item especial chamado Mystic Key. Acesse o link "Salas Secretas" e saiba os lugares onde usá-lo.

Mt. Duergar

Siga de barco até as proximidades de Cornelia e contorne o continente pela esquerda para encontrar um porto que fica entre duas montanhas. Desembarque e siga descendo pela esquerda para achar a entrada da caverma. Desça e pegue todos os equipamentos e itens nos baús. Converse com o anão que está perto do corredor sem saída para entregar seu item especial Nitro Powder. Usando este explosivo, o anão vai causar uma grande explosão para libertar um caminho no continente. Volte ao seu barco e siga pela nova passagem para encontrar o vilarejo Melmond, ao norte.

Melmond


Apesar de se encontrar em ruínas, Melmond conta com lojas repletas de excelentes magias para fortalecer sua equipe. Um dos equipamentos que mais vai atraí-lo é a excelente armadura Knight's Armor, que custa absurdos 45.000 gils. É uma das melhores armaduras para guerreiros.

Terra Cavern

Siga pela passagem à esquerda de Melmond e prossiga pelo sul. Salve seu progresso em seu Memory Card antes de entrar na caverna. É recomendável estar no Level 12 com todos seus personagens para enfrentar os grandes perigos escondidos na caverna. Acompanhe a seguir todos os desafios de cada andar da caverna:
Andar 1F: Existem quatro direções para seguir:
A - Caminho da direita: saída
B - Caminho da esquerda: corredor da batalha dos gigantes. Ótimo lugar para ganhar muita experiência, porém os inimigos são difíceis. Nesta parte, o percentual de batalhas é uma por passo.
C - Caminho de cima e baixo: levam seus heróis aos baús com dinheiro e itens.
Andar 2F: Seu objetivo é seguir sempre descendo pela direita para sair deste andar.
Andar 3F: Suba e siga pela esquerda para chegar ao chefão Vampire. Use a magia Steel para fortalecer seu guerreiro mais forte e ataque com golpes duplos de espadas para detoná-lo facilmente. Pegue o item especial Star Ruby no baú e fuja da caverna.
Volte à cidade de Melmond para recuperar suas energias e, se necessário, visite os vilarejos anteriores para comprar itens ou magias que você deixou para trás.

Titan's Cave

Siga pelo caminho à esquerda de Melmond e dirija-se pelo sul para encontrar uma caverna próxima ao oceano. Entre e entregue o Star Ruby à criatura de pedra para que ela deixe-o prosseguir. Suba pela escadaria para sair atrás da montanha. Desça até a Sage's Cave e converse com o velho para receber o item especial Earth Rod. Agora, você terá que voltar à Terra Cavern e descer até a sala onde seus heróis derrotaram o vampiro.

Terra Cavern


Chegando na sala onde você derrotou o vampiro, siga pelo porta da direita para encontrar um bloqueio. Entre no seu menu de itens, escolha a opção Key Itens e use o Earth Rod para abrir a passagem. No próximo andar, suba à esquerda para encontrar a saída ao norte. No andar inferior, siga pela esquerda para enfrentar o chefão Lich. O monstro é difícil e tem aproximadamente 400 HP. Fortaleça seu guerreiro mais forte com magias Steel e Haste. Ataque com as magias de fogo do mago para completar. Vencendo o chefão, você recebe o cristal terra. Use o teletransporte para fugir.

Crescent Lake
Use seu barco para chegar em Crescent Lake, que fica no mesmo continente de Pravoka, ao sul. Passe pela terra dos elfos e continue velejando à direita para encontrar um porto em uma parte extrema do continente. Desça e siga a pé pelo sul para chegar ao vilarejo. Não deixe de comprar os poderosos equipamentos. Ao lado da loja de magias negras existe uma passagem para a floresta. Siga por ela para encontrar doze anciões. Converse com eles para ganhar uma canoa.

Mt. Gulg

Saia da cidade e vá ao lago para estrear sua canoa. Contorne a área da cidade e siga até o Mt. Gulg. No primeiro andar você deve andar sobre a lava para chegar à escada que o levará ao andar inferior. Acompanhe agora os detalhes de cada andar:
Andar B2: Existem diversos baús neste andar. Desça a escada no final do corredor.
Andar B3: A saída do andar inferior está a direita do cenário, no final. Neste andar, desça e siga pela escada que fica no canto inferior direito da tela.
Andar B4: A saída do andar está no extremo sul do cenário. Pegue os itens nos baús que surgem em seu caminho.
Andar B5: Desça pelo caminho da diagonal esquerda para enfrentar a poderosa Marilith. Use proteções contra ataques de fogo e ataque-a com magias congelantes. Fortalecer seu guerreiro é sempre uma ótima dica. Vencendo a inimiga, receba o cristal de fogo e use o teleporte para fugir da caverna.

Ice Cavern

Volte ao porto que fica perto de Crescent Lake e pegue seu barco. Navegue pelo norte para chegar em um outro porto. À esquerda, há uma passagem estreita, que permite prosseguir de barco. Oriente-se pelo mapa para chegar à Ice Cavern. Dentro da caverna, na segunda parte do andar B1, não siga pela escada, ou você sairá da caverna. Entre na sala onde há alguns baús e caia pela rachadura, no chão. Você vai cair na sala repleta de rechaduras do andar B2 e poderá pegar o item especial Levistone. Caia por um dos buracos, atravesse o andar B3 novamente e saia pela escadaria do próximo andar para fugir da caverna. Corra para alguma cidade e recupere os guerreiros.

L. Desert

Siga de barco ao sul do porto que fica próximo a Crescent Lake e prossiga de canoa pela passagem estreita para chegar ao L. Desert. Use sua Levistone no deserto para encontrar o Airship, o melhor veículo do game. Ele permite voar pelo mundo em uma enorme velocidade, sem encarar lutas, e só aterrissa em áreas planas. Se estiver precisando de dinheiro, voe até a ilha onde está a Dragon Cave e assalte os baús.

Citadel os Trials

Para chegar neste castelo, você terá de estacionar seu Airship longe dele e fazer o percurso de canoa. Converse com o mago e prepare-se para provar sua força e coragem. Vá até a sala do trono (à esquerda) e use-o como teletranspote. No próximo andar existem diversos baús pelo caminho. Busque todos para adquirir a excelente espada Ice Brand e ótimos equipamentos. Ao lado do trono de saída há um baú. Pegue o item-chave Rat's Tail nele e volte ao seu Airship.

Dragon Cave

Há determinadas magias e equipamentos que só podem ser usados por versões desenvolvidas de seus personagens. Para conseguir esta "promoção", voe até Dragon Cave, aterrisse na ilha em que há dois buracos e entre no da direita. Desça até a sala do trono de Bahamut, o lendário rei dos dragões, e entregue o item especial Rat's Tail a ele. Com isso, seus personagens serão evoluídos.

Onlak

Para chegar nesta cidade, você deve estacionar sua nave ao sul e fazer o resto do percurso a pé.

Gaia


Vôe até a cidade de Gaia para comprar mais itens e magias. O equipamento Protect Ring é um dos mais necessários, pois o protege contra magias de morte instantânea.

Caravan


Antes de prosseguir para a próxima missão, acumule 50.000 gils. Em seguida, vá para o deserto que fica localizado no lado esquerdo do mapa. Vá até a pequena parte de areia para encontrar uma caravana. Pague 50.000 gils pelo item especial Bottled Fairie.

Gaia

Volte à Gaia e siga pelo bosque perto da igreja até um lago. Use o Bottled Fairie para libertar uma fada e ganhar o item Oxyale.

Waterfall Cavern

Use sua canoa para chegar até a cachoeira. Encontre a sala do tesouro e pegue os equipamentos, entre eles o acessório Ribbon, um dos mais importantes em toda a série Final Fantasy, e a espada Defense. Converse com o robô para receber o item Warp Cube.

Water Shrine

Volte ao vilarejo de Onlac e converse com a mulher que está depois das lojas de magia para usar um submarino que o levará até Water Shrine. Veja os detalhes dos andares:
Andar 3F: Suba pela escadaria à direita do mapa.
Andar 4F: Vasculhe o andar para encontrar baús com os excelentes equipamentos Diamond Armor, Mage's Staff e Light Axe. Suba pela escada, no canto inferior direito.
Andar 5F: Explore as salas para encontrar dinheiro. Para chegar na sala à extrema direita (no alto), siga pela trilha à extrema esquerda (no alto). Lá você encontra os equipamentos Diamond Gloves, Diamond Helm e o item Rosetta Stone. Use Warp2 para sair.

Melmond

Converse com o homem que está próximo ao cemitério para que ele traduza as inscrições do seu Rosetta Stone.

Lufenia

Aterrisse ao norte da cidade, em um espaço entre as montanhas e a floresta. Converse com as pessoas para receber o item Bell. Assim, você pode acessar a torre do deserto.

Tower of Mirage
Veja os detalhes de cada andar da torre:
Andar 1F: Pegue nos baús os seguintes itens: Aegis Shield (protege contra petrificação), Vorpal Sword e Healing Helm. Suba a escada à esquerda do ponto de partida.
Andar 2F: Pegue os equipamentos Thor's Hammer, Dragon Mail e Sunblade na sala central. Siga pela escadaria ao norte.
Andar 3F: Use o portal para ir até a fortaleza voadora.

Flying Fortress

Andar 1F: Pegue a espada Venon Blade, na sala inferior. Na sala da direita, você encontra o Healing Helm e o Protect Ring, e na da esquerda, dinheiro. Para sair do local, use a passagem superior.
Andar 2F: Este andar é formado por diversos caminhos repletos de itens importantes. Não deixe de pegar o item especial Diamantite.
Andar 3F: Pegue a Protect Cloak à direita. Na sala superior, há um Protect Ring. Na da esquerda, você encontra a Sasuke, uma excelente arma para ninjas. A saída está na passagem que fica abaixo desta última sala.
Andar 4F: Este andar é um labirinto mágico que pode aprisioná-lo para sempre. Para fugir, suba duas quadras e siga pela esquerda para encontrar o teletransporte.
Andar 5F: Prepare-se para enfrentar Tiamat, o poderoso dragão de seis cabeças. Para vencê-lo, use a magia Invis1 para aumentar a defesa de seu time contra ataques físicos. Aumente a velocidade de seus guerreiros mais poderosos com Haste e fortaleça-os com Steel. Vencendo o chefão, você conseguirá o cristal ar.

Sea Shrine

Volte à cidade de Onlac e use o submarino para descer novamente ao templo aquático. Desta vez, use as escadas para descer ao níveis inferiores do templo e confrontar Kraken. Derrote o monstrão com ataques de Excalibur e ganhe o cristal da água.

Temple of Chaos

Agora que você já pegou os quatro cristais sagrados, volte ao Temple of Chaos e examine a jóia para ser teletransportado 2.000 anos no passado. Suba pela escada do lado direito. Chegando ao andar 3F, suba pela escada da sala no centro. Use o item especial Lute no centro da tela para abrir um alçapão. Desça ao 2F e saia pela escadaria, no alto à esquerda. No andar 1F, saia pela escadaria à esquerda para descer ao B1. Você tem que dar a volta no cenário até a saída. Porém terá que enfrentar o Linch. Use a magia NullFire para se proteger da magia incendiária Flare.
Andar B2: Vasculhe os caminhos abaixo da escada de saída para encontrar os equipamentos Protect Ring, Sasuke e Protect Cloak. Na saída, você terá de enfrentar a Marilith. Use a estratégia anterior para destruí-la.
Andar B3: Oriente-se pelo mapa para evitar os obstáculos e chegar ao chefão Kraken. Detone-o para fugir do andar.
Andar B4: Desça pela esquerda para encontrar uma peguena sala com um baú. Abra-o para conseguir a Massamune, a mais poderosa espada do game. Ela aumenta muito o ataque do seu guerreiro e é útil na luta contra o mestre final. O chefão é o dragão Tiamat. Detone-o para a saída.
Andar B5: Siga para a escada central para enfrentar Garland (Chaos), o poderoso chefe final. Ele ataca com diversas magias poderosas. Use magias como NullFire e NullMgc para fortalecer sua equipe. Acelere a velocidade do seu guerreiro mais forte com a Haste. Fortaleça-o com a magia Steel e mantenha-o curado. Ataque o chefão até ele ser destruído.




Pronto, você terminou um dos RPGs mais desafiantes da história. 




PLATAFORMA:NINTENDO 8 BITS                                     ANO:1988

Com a mesma equipe do original, o segundo jogo da série melhora bastante a caracterização dos personagens.
O inesperado sucesso do primeiro Final Fantasy fez com que o segundo chegasse as lojas japonesas um ano depois. Como FF não teve a intenção de ser um sucesso, a história anterior não permitia uma sequência. Por isso a Square tomou a liberdade de trazer alguns aspectos do primeiro jogo e mudar de direção.
Final Fantasy II (FFII) foi lançado no Japão no dia 17 de dezembro de 1988. Sakaguchi , Amano e Uematsu estavam de volta assim como boa parte da equipe de desenvolvimento do primeiro jogo.













  




Remakes

  • Relançado com Final Fantasy II em FFI-II (NES, 1994), Final Fantasy Origins (PS, 2002) e Final Fantasy I & II: Dawn of Souls (GBA, 2004).
  • Relançado como Final Fantasy II Anniversary Edition (PSP, 2007), comemorando vinte anos de Final Fantasy


História
  
Os tempos de paz estão próximos do fim. O Imperador de Palamecia chamou seres do submundo e começou sua campanha pela conquista mundial. É formada uma força rebelde que se estabelece no castelo do reino de Fynn. No entanto o castelo é tomado pelas forças do império, forçando os rebeldes a fugirem para a remota cidade de Altair. Em meio a conquista de Fynn e da fuga da capital quatro jovens que perderam tudo o que conheciam para o Império se vêem de frente com seus destinos. Se unem aos rebeldes e começam uma longa batalha para se vingar e retomar sua cidade. Mas o que eles não sabem é que existem muitos mais perigos do que possam imaginar.

Detonado

Altair

Nomeie seu grupo. Firion, Maria, Guy e Leon são os nomes originais. Você começa em uma batalha contra cavaleiros negros impossíveis de derrotar. Você será resgatado por agentes de Fynn e levado ao reino de Altair. Fale com a princesa e memorize a senha Wild Rose.

Gatrea

Ao norte de Altair, atravesse a ponte e vá até Gatrea para comprar equipamentos, magias e itens.

Fynn

Contorne o lago ao norte de Gatrea para chegar ao reino de Fynn. A cidade está tomada pelos inimigos. Não converse com os cavaleiros. Siga pelo centro da cidade e contorne pelo lado de fora do muro para chegar a um bar à direita. Converse com o garçom e pergunte por Wild Rose. Ele revelará uma passagem à direita. Fale com o guerreiro doente e pergunte por Wild Rose para receber o item Ring.

Altair

Entregue o item Ring à princesa e memorize a senha Mythril. Converse com Mindu, o sujeito que está ao lado do trono, para que ele entre no seu grupo e o presenteie com uma canoa. Fale novamente com a princesa e memorize a senha Dreadnought. Pergunte sobre Dreadnought e memorize Airship (pergunte sobre isso também).

Paloom

Use sua canoa para navegar pelo lago ao norte de Altair. Siga à direita para chegar em Paloom. Pague 32G ao pirata na entrada da ciade e entre no barco para viajar até Poft.

Poft

Converse com Cid no Pub e pergunte pelo Airship. O homem ao lado é o agente de viagens de Cid. Os preços são:

Bafsk: 100G

Salamand: 200G

Semmitt Falls: 300G

Kas ion: 400G

Pague ao Salamand para viajar e embarque no Airship fora da cidade.

Salamand

Compre as armas e equipamentos que quiser, mas deixe para comprar as magias depois, pois elas são muito caras.

Semmitt

Desça pelo caminho ao sul de Salamand. Chegando na cachoeira, use sua canoa para atravessar o lago e chegar à caverna. No andar B2, vá pela direita e entre na primeira porta. Já no andar B3, prossiga pela primeira porta (da esquerda para direita) e converse com Pavel para ajudá-lo a fugir. Siga pela escada à direita. Pegue a magia Fire no andar B4 e siga pelo caminho superior da encruzilhada. Chegando ao andar B5, não deixe de pegar a magia Warp, pois ela permite que você fuja das cavernas. Use magias de gelo para derrotar a Spiketurtle que protege o baú. Volte pela ponte e suba para encontrar a porta de saída. Ao enfrentar Sergeant, use apenas magias. Pegue o item Mythril no baú.

Altair

Entregue o item Mythril à princesa. Vá até a loja de armas e entregue-o também para Tobul. Com isso, você poderá comprar equipamentos. Volte ao salão real e pergunte à princesa sobre Dreadnought. Sua nova missão é sabotar a nave de guerra do imperador.

Bafsk

Use os serviços aéreos de Cid para chegar em Bafsk. Converse com o cavaleiro negro no sul e pergunte por Dreadnougt. Ele é um espião. Desça a escada atrás das árvores para chegar à nave de guerra. Será tarde demais e ela já terá decolado. Volte à caverna, siga à direita e pegue o item Pass. Use o teletransporte à direita para voltar a cidade.

Poft

Converse com Cid no Pub e pergunte por Airship. Memorize a senha.

Altair

A cidade foi atacada. Vá ao salão real e converse com a princesa. Mindu abandonará sua equipe para ajudar os feridos da cidade. Pergunte à princesa por Sunfire. Converse com o rei em seu quarto e pergunte por Sunfire. Memorize a senha Goddess s Bell e pergunte sobre ela. Faça a mesma pergunta à princesa.

Salamand

Volte ao reino das montanhas e entre na primeira casa à direita. Fale com Joseph e pergunte sobre Goddess s Bell. Ele vai entrar na sua equipe. Vá até as cavernas de Semmitt e examine a parede à direita do bloco de gelo para abrir uma passagem. Pegue o Snowcraft.

Snowfield
Contorne a montanha congelada de Salamand pela esquerda para achar uma passagem. Use seu trenó para encontrar uma caverna.

Snow Cavern

Chegando ao andar B3, desça para encontrar outra espada que leva ao andar B2, onde há boas armas para coletar. Volte ao B3 e siga para o B4, onde você deve coletar a magia Ice e a arma Mythril Spear. No andar B5, pegue o Mythril Shield e a Ancient Sword. Siga pela porta do canto direito, converse com a criatura fora d água e pergunte por Goddess s Bell. Ela revelará uma passagem secreta na parede à direita. Examine esta parede para encontrá-la. Pegue o Silver Plate e use magias de gelo no nível 3 para detonar o monstro no caminho. Recolha o Goddess s Bell na parede. Na saída, você enfrentará Borghen. Use ataques físicos para vencê-lo facilmente. Em uma cena de covardia de Borghen, Joseph se sacrificará para salvar seus amigos.

Kashuan

Pague para viajar de Airship para Kashuan. Use o Goddess s Bell na porta para abri-la. Encontre-se com Gordon, que está adiante, e recrute-o para sua equipe.

Chocobo Forest

Ao sul de Kashuan há um pequeno círculo no final da floresta. Vá até ele para encontrar o esconderijo dos chocobos. Pegue um deles e use-o para voltar a Altair sem encarar lutas.

Kashuan

No andar 1F, pegue a magia Cure. Chegando ao andar 4F, vire à primeira esquerda e entre pela primeira porta abaixo para encontrar os equipamentos Werebane, Mythril Axe e Mythril Sword. No andar 5F, pegue o Golden Mail no centro do cenário. Desça pela escadaria do canto inferior esquerdo para chegar a uma sala secreta no andar 4F e enfrentar o guardião Shrieker. Mantenha-se curado e espere que o MP do inimigo se esgote; assim, ele não conseguirá mais usar magias. Detone-o com ataques físicos. Pegue a Egil s Torch no baú e use-a na fogueira da entrada do castelo para receber o item Sunfire. Pegue um chocobo e corra para Altair.

Altair

Converse com Mindu no quarto do rei para descobrir que a princesa Hilda foi capturada pela nave inimiga.

Palamecia
Pegue um chocobo. Desça ao sul da Chocobo Forest, atravesse o deserto e procure pelo local onde a nave inimiga aterrisou.

Dreadnought

Entregue o item Pass ao guarda na entrada. Não converse com nenhum guarda para não ser destruído. Desça pela escadaria que fica no meio do cenário, examine a parede à esquerda da sala para encontrar uma passagem secreta e pegar a espada Crescent. Volte e desça a escada no canto direito, no alto da sala. No andar 2F, pegue os equipamentos Thief s Gloves e Shade Bow, liberte Cid e a princesa. Volte ao andar 1F e desça a escadaria que resta. Neste andar há quatro baús ao lado das escadas: os dois primeiros e o último podem ser abertos normalmente e guardam bons equipamentos; o terceiro é protegido por um inimigo extremamente poderoso. Caso queira encará-lo, use magias poderosas. O prêmio pela vitória são os excelentes equipamentos Titan s Gloves e Ice Shield. No andar 5F, evite os guardam e contorne o cenário para chegar na sala de máquinas. Use o item Sunfire para detonar tudo.

Altair

Converse com o rei moribundo. Gordon é nomeado comandante das forças reais e Mindu é encarregado de encontrar a lendária Ultima. Após a morte do rei, vá até a sala do trono, converse com Gordon e memorize a senha Dragoons. Pergunte por Dragoons e memorize a senha Wind Drake.

Deist

Vá até Pallom e converse com Leila na entrada da cidade para descolar uma carona. Saia e embarque. Você será vítima de um assalto. Derrote os piratas para que Leila entre em sua equipe. No controle do barco, desça ao sul de Altair e siga pela direita até encontrar uma passagem entre os continentes. Passe e desça até chegar às montanhas congeladas. Deist é a ilha à direita das montanhas. Os inimigos da ilha são poderosos. Desça se etiver preparado.

Castle Deist

Entre no castelo e converse com o garoto e sua mãe. Há um dragão ferido na sala. Você precisa de um colar especial para conseguir entender sua linguagem. Colete os itens do castelo e pegue a espada Wing Blade. Saia do castelo e vá para caverna ao norte.

Deist Cavern

Ao entrar na caverna, siga à direita e desça a escadaria. Examine o corpo do dragão para encontrar o item Pendant. Volte ao Castle Deist, converse com o dragão e pergunte por Wind Drake. Você receberá o item Dragon Egg. Retorne à caverna. Chegando ao andar B3, atravesse a ponte para cair no andar B4. Desça ao B5 e vasculhe a área para pegar o Knight s Armor e a Flame Bow (ótima arma para Maria). Volte ao andar B1 e faça seguinte caminho:

Andar B1: desça pela escada inferior, no lado direito;

Andar B2: contorne toda a área e desça pela escada do lado esquerdo;

Andar B3: não tente passar pela ponte. Contorne todo o cenário para encontrar a escada.

Andar B4: desça pela escada no centro do cenário;

Andar B5: entre pela terceira porta, contando da esquerda para a direita. Derrote Chimera usando a Wing Blade e Flame Bow. Examine o lago e use o item Dragon Egg para depositá-lo. Volte de barco para Altair.

Altair

Converse com Gordon e vá até o quarto da princesa. Derrote a impostora com suas novas armas. Gordon voltará a sua equipe.

Palamecia
Pegue um chocobo e desça no deserto. Investigue a área à direita para encontrar construções.

Coliseum

Converse com o imperador e prepare-se para enfrentar Behemot. Detone-o com vários ataques físicos. O imperador trapaceará e você será preso pelos cavaleiros negros. Examine a porta da cela. Pavel virá salvá-lo. A saída deste andar está na sala mais alta do lado direito. Liberte a princesa Hilda. Gordon sairá do seu grupo e a escoltará. Fuja pela escadaria na parte baixa.

Altair

Converse com o guarda que está na entrada da cidade. Suba até as imediações de Fynn e vá até o acampamento que fica perto da ponte para encontrar Gordon e a princesa. Sua missão é eliminar o comandante invasor de Fynn.

Castle Fynn

Na entrada, você reencontrará Leila, que voltará à sua equipe. Suba direto até a sala do trono para confrontar o posseiro Gottos. Vença-o com golpes de espada para retomar o castelo. Converse com a princesa duas vezes e memorize Mysidia. Pergunte por Mysidia e memorize Mask. Feito isso, pergunte por Mask para memorizar Ekmet Teloez. Converse com Gordon e pergunte por Mysidia para memorizar Ultima Scroll. Pegue os baús do castelo (procure pelas passagens secretas para pegar todos).

Fynn

No vilarejo, entre na primeira casa à esquerda e converse com Pavel. Pergunte por Eknet Teloez para que ele revele onde está a passagem secreta do castelo.

Castle Fynn

Na sala do trono, examine a parede do lado direito e pergunte por Eknet Teloez. Uma passagem secreta será aberta. No andar 1F, encontre a parede falsa à direita para sair no gramado e ache a passagem secreta abaixo para encontrar bons equipamentos. Desça até o andar B4 e procure a espada Blood Sword. Ela será muito importante no final do game. Desça ao andar B5 e, contando da esquerda para direita, entre pela quinta porta. Pegue o item White Mask e volte a cidade. Compre pelo menos um Elixir que recupera todo o HP e MP.

Mysidia

Desça de barco ao sul de Altair, siga à direita e vá pela passagem entre os continentes. Siga à esquerda e desça um pouco para encontrar uma região desértica. Contorne-a de barco e desembarque perto da área onde só é possível prosseguir de canoa. Mysidia fica à direita. Visite a loja de magias. Vá ao lago no centro da cidade, desça e use a White Mask na estátua.

Tropical Island

Pegue seu barco e vá à pequena ilha à direita do deserto, ao sul de Mysidia. No andar B5, derrote Gigan Rhino e pegue o item Black Mask.

Mysidia Cave

Contorne as montanhas para chegar à caverna que fica atrás da cidade de Mysidia. Use a Black Mask na estátua que bloqueia o caminho do andar B1. Atravesse uma parede falsa do andar B2 para pegar a arma Flame Lance. No andar B3, não deixe de pegar o Ice Bow e Ogrekiller. Chegando ao andar B5, pegue o item Crystal Rod.

Leviathan
Pegue seu barco e vá até Altair. Ao sul da cidade há uma passagem. Prossiga de barco. Navegue até a área central e prepare-se para ser devorado por um monstro. Veja como fugir de suas entranhas:

Intestine s: pegue os equipamentos e siga;

Stomach: é uma espécie de cidade formada por pessoas engolidas pelo monstro. Pegue o Power Armlet no baú. O cavaleiro dragão Gareth está bloqueando o caminho. Entregue o Crystal Rod a ele e recrute-o;

Mouth: pegue a Terra Sword e Diamond Shield. Destrua o monstro na saída e fuja.

Mysidian Tower

Com o Crystal Rod, você consegue acessar o castelo. Confira os andares dele:

1F: encontre a parede falsa da sala, no centro, e pegue o White Robe;

2F: pegue o Flame Bow, o Flame Lance e o Flame Shield;

3F: passe pela lava e entre na primeira porta da esquerda para direita. Pegue a Flame Sword, o Flame Helm e o Flame Mail. Siga pela porta no centro e enfrente Fire Gigas. Use o Ice Bow de Maria, o machado Ogrekiller e magias fortes de gelo. Alguns chefes aparecerão pelo caminho. Se você quiser abandonar a caverna para se recuperar, este é o momento certo, pois os chefes não retornam;

4F: pegue o Ice Shield, as Ice Gloves e o Ice Mail;

5F: colete a espada Ice Brand. Entre na sala no topo do canto direito para enfrentar o Ice Gigas. Use a Flame Sword para detoná-lo;

6F: pegue o cajado Spellbinder e saia pela porta mais próxima;

7F: a saída está no alto, do lado esquerdo. Para detonar Thunder Gigas, ataque-o com magias e mantenha-se vivo ressuscitando seus companheiros;

8F: busque a magia Flare no topo do cenário. A saída está na sala abaixo;

9F: o baú no centro do cenário, ao norte, contém um Black Robe. Para pegá-lo, derrote o dragão. A saída está na segunda porta;

10F: Mindu vai se sacrificar para abrir a porta selada. Examine as esferas prateadas para aumentar suas habilidades e a esfera dourada para receber a magia Ultima Scroll (a fúria dos ancestrais).

Fynn

Volte até Altea. Suba até Fynn e converse com a princesa e com Gordon. Memorize a senha Cyclone. Reencontre Leila. Vá até a cidade e converse com Pavel. Pergunte por Cyclone. Ele vai revelar que há uma passagem secreta ao lado da cama. Procure por essa passagem para encontrar ótimos equipamentos. Volte ao castelo. Na entrada, siga pelo caminho da esquerda e use a escada abaixo para chegar à sala do espelho. Use o item Pendant no espelho. Assim, o dragão do qual você cuidou aparecerá.

Cyclone


Vá até o furacão que está atrás de Fynn. O dragão levará seu herói em segurança até o castelo. Suba a escada do lado direito e pegue a faca Riper. Suba e passe pelo chão eletrificado para pegar o machado Venom Axe. Volte ao primeiro andar e siga pela escada da esquerda. No andar 3F, suba pela primeira escada para pegar os equipamentos Diamond Gloves e Diamond Helm. Volte ao andar 3F e siga a escada abaixo. No andar 4F, suba pela escada à esquerda para pegar a espada Defender e o Diamond Mail. Volte e siga pela escada da direita. Suba até a sala do trono. Detone os guardas para chegar ao imperador e ataque-o com poderosas armas que você adquiriu. Parabéns, o vilão está morto. Durante a comemoração em Fynn, você descobre que alguém tomou o lugar do imperador e que esta pessoa é ninguém mais ninguém menos que Leon, seu amigo desaparecido desde o início do game. Converse com a rainha e memorize Palamecia. Vá ao vilarejo, na casa de Pavel, e converse com Cid. Ele acaba morrendo e deixa o Airship para você. Converse com Pavel e pergunte por Palmecia. Vá até Poft buscar seu Airship.

Palamecia

Vá até o Coliseum e aterrisse sobre o castelo nas montanhas. Vasculhe a sala que fica no final do corredor para cair por um buraco diretamente no andar 1F. No andar 3F, siga pelo centro. Há uma arma Thunder Spear no caminho da esquerda (a saída fica à direita). Pegue a espada Sunblade, no andar 6F, e prossiga pela trilha para encontrar três itens do tipo lixir no andar 7F. Volte ao andar 5F e prossiga pela escadaria no lado esquerdo do cenário. Siga pelos caminhos obrigatórios para chegar ao andar 8F. Antes de entrar na sala do trono, tire todos os equipamentos de Gareth. Mesmo contra a vontade de Maria, o confronto contra Leon é iminente. Eis que surge o primeiro imperador, renascido do inferno para atacá-los. Gareth se sacrifica para que seu grupo consiga fugir. De volta a Fynn, Leon, que está arrependido, se junta ao grupo. Compre quantos Elixir puder e pegue seu Airship.

Excalibur

Voe até o castelo de Deist e converse com a mulher para informar que Gareth, seu marido, morreu. Pergunte por Dragoons para receber Excalibur, a segunda espada mais poderosa do game.

Jade

Vá até a passagem que fica entre os continentes, aquela que você usava para passar de barco (ao sul de Altair, para a direita), e encontre um pequeno buraco. Entre para acessar as cavernas que o levam ao castelo final. Confira os detalhes de cada andar do castelo:

B1: pegue o Diamond Mace;

B2: colete o Cat Claws e saia pela porta no aldo, do lado direito;

B3: pegue o poderoso Rune Axe e entre na última porta;

B4: não deixe de pegar os equipamentos Holy Lance, Aegis Shield e Dragon Mail na sala ao norte. A saída está na sala do canto inferior direito;

B5: pegue o Protect Ring;

B6: no final do caminho você encontra o teletransporte para Pandemonium.

Pandemonium

Os inimigos do castelo são extremamente difíceis. Tenha pelo menos um Elixir equipado em cada personagem e mais seis no estoque. Seus personagens devem estar fortalecidos e preparados. Se eles não estiverem assim, volte e fortaleça-os. Chegando ao andar 4F você encontra quatro portas. Siga pela primeira da esquerda para direita para encontrar o mais forte acessório de defesa: Genji Gloves. Volte e vá pela segunda porta para encontrar o Genji Helm. Você terá de enfrentar Tiamat. Use a Blood Sword. Já na quarta porta há o Genji Armor. A saída fica na terceira porta. O baú contém um Ribbon e uma luta contra Astaroth. A batalha não compensa, mas, se quiser, use a Massamune e Blood Sword para vencê-lo.

Massamune
Como no primeiro Final Fantasy, Massamune é a espada mais poderosa que existe. Para pegá-la, entre pela primeira porta do andar 4F e siga até o canto superior direito do cenário. Vasculhe a parede direita para encontrar a sala onde está a espada.

Cont. Pandemonium

Chegando ao andar 10F você vai confrontar o imperador infernal. Tenha Firion equipado com as espadas Massamune e Blood Sword. Equipe Leon com a segunda Blood Sword. Apesar de a espada de sangue ser fraca, ela tem um ótimo efeito contra o chefão. Ataque sem parar e mantenha Maria e Guy curando a equipe para vencer o inimigo e trazer paz ao mundo.




Pronto, você terminou um dos maiores clássicos do RPG.